Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar: Juiz determina majoração do percentual em 41%

Em nome do Princípio da Isonomia, Juiz determina que militar 2º Sargento do Exército passe a receber o Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar no seu percentual máximo de 41%.

há 4 anos

O Autor, militar da reserva do Exército Brasileiro, que teve seu Adicional por Tempo de Serviço substituído pelo Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar desde janeiro de 2020, em virtude da entrada em vigor da Lei 13.954/2019.

Como se sabe, a citada Lei promulgada em 17 de dezembro de 2019, criou o Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar, fundamentando-se no caráter de permanência e dedicação exclusiva do militar, ainda que na reserva.

Ocorre que, a mesma Lei que veio criar o novo Adicional, também retirou de alguns militares o direito de continuar recebendo o Adicional por Tempo de Serviço.

Art. 8º É criado o adicional de compensação por disponibilidade militar, que consiste na parcela remuneratória mensal devida ao militar em razão da disponibilidade permanente e da dedicação exclusiva, nos termos estabelecidos em regulamento.

§ 1º É vedada a concessão cumulativa do adicional de compensação por disponibilidade militar com o adicional de tempo de serviço de que trata o inciso IV do caput do art. 3º da Medida Provisória nº 2.215-10, de 31 de agosto de 2001, sendo assegurado, caso o militar faça jus a ambos os adicionais, o recebimento do mais vantajoso.

E, de forma prodigiosa, determinou para o novo Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar, percentuais que variam de 5% à 41% a depender do Posto ou Graduação de cada militar, criando assim uma grande incongruência, já que a dedicação exclusiva e a disponibilidade permanente são absolutamente idênticas para todos os postos e graduação da escala hierárquica das forças armadas.

Com base em tal entendimento e evocando o princípio da isonomia, o juiz federal da 13ª Vara do Juizado Especial do Rio de Janeiro, julgou procedente o pedido autoral que requeria a majoração máxima do Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar, afirmando que:

"Assim entende-se que o STF adota o princípio da isonomia em matéria remuneratória, seja pela extensão do aumento de 28,86% aos servidores civis ou pela extensão do percentual máximo aos demais postos e graduações militares. Tal matéria teve inclusive a repercussão geral reconhecida, com a tese nº 340:"Estende-se o reajuste de 28,86% aos servidores militares contemplados com índices inferiores pelas Leis 8.622/1993 e 8.627/1993, já que se trata de revisão geral dos servidores públicos, observadas, entretanto,as compensações dos reajustes concedidos e a limitação temporal da medida Provisória 2.131/2000, atual Medida Provisória 2.215-10/2001. Obs: Redação da tese aprovada nos termos do item 2 da Ata da 12ª Sessão Administrativa do STF, realizada em 09/12/2015".

Conclui-se deste modo pela extensão ao autor do percentual de 41% de adicional de compensação militar, com o pagamento das diferenças remuneratórias desde o início do recebimento de tal rubrica".

Esta sentença é apenas mais uma de tantas outras sentenças prolatadas favoravelmente por todo o Brasil, provando que para o judiciário, não resta dúvidas acerca do grande equivoco cometido pelo legislador na elaboração da Lei 13.954/2019, no que tange ao novo Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar.

Ubiratan Melo (Advogado)

OAB/PR 91.489

Deixe seu comentário e para mais informações acesse: www.ubiratanmelo.com

  • Sobre o autorUbiratan Melo - Advocacia & Assessoria Jurídica
  • Publicações14
  • Seguidores15
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações5386
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/adicional-de-compensacao-por-disponibilidade-militar-juiz-determina-majoracao-do-percentual-em-41/861743805

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF01 - Ação Ordinária para Majoração do Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar no Percentual de 41% c/c Declaração de Inconstitucionalidade - Recurso Inominado Cível - contra União Federal

Shirla Alves, Advogado
Modeloshá 8 anos

[Modelo] Contrarrazões de Recurso Inominado Juizado Especial Cível

Sergio Costa, Advogado
Notíciashá 4 anos

Ações Pleiteando os Adicionais de Tempo de Serviço e Habilitação Militar, vem crescendo no Âmbito da Justiça Federal.

Jucineide Costa, Advogado
Artigoshá 4 anos

Militar das Forças Armadas podem receber ADICIONAL de 41% sobre o Soldo por determinação judicial

Gerson Barcelos Leitão, Advogado
Notíciashá 8 anos

Militares das Forças Armadas: aumento do SOLDO!

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Segundo informações essa sentença teria sido cassada em 2º grau? continuar lendo

Esta determinação acerca do percentual de disponibilidade, então, se estenderá para todas as graduações? Não entendi bem. continuar lendo

Bom dia Sr. Eduardo Beckman!

A presente sentença não se estende a todos os militares. Como se trata de um direito subjetivo, será aplicada somente ao Autor da ação. Portanto, aconselhamos a todos os militares que, sentindo-se prejudicados em seus direitos com o advento da Lei 13.954/2019, no que concerne Adicional de Tempo de Serviço e Adicional de Compensação por Disponibilidade Militar, procurem um advogado e busquem a reparação de possíveis prejuízos junto ao judiciário. continuar lendo

Poderia passar mais informações sobre esse processo, tais como, a Sentença e a Inicial? continuar lendo

Bom dia, eu não tive a oportunidade de galgar o direito de ser Promovido à graduação de 2º Sargento, pois, entrei para Reserva Remunerada no ano de 2008. Eu teria este Direito? continuar lendo